Teorias Psicopedagógicas sobre AprendizagemUnidade III - Módulo 2Júlia Eugênia Gonçalves![]() Boas Vindas:Caro (a) Aluno (a), Continuando o estudo das teorias de aprendizagem que influenciaram a psicopedagogia, vamos abordar neste módulo o construtivismo, numa perspectiva dos três autores que mais contribuíram para seu desenvolvimento: Piaget, Vygotsky e Wallon. Apresentação:Neste módulo vamos abordar o construtivismo e suas contribuições para a psicopedagogia, apresentando as ideias a respeito do desenvolvimento humano e do processo de aprendizagem nesta nova perspectiva. Veremos que o construtivismo é a teoria predominante no mundo atual, com repercussões significativas no campo da educação. Tendências da Sociedade ContemporâneaO que se verifica nos tempos pós-modernosA partir do pós-guerra. é a superação das perspectivas inatistas e ambientalistas em termos das teorias da aprendizagem. Propostas sócio construtivistas imperam a partir da década de setenta do século passado com as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, os quais inauguram nova visão acerca das questões relacionadas com a aprendizagem humana. Estes autores, apesar de muitas vezes serem considerados antagônicos, podem ser analisados numa perspectiva de coautoria, trazendo um novo enfoque na psicologia. DICA:A perspectiva co-construtivista redimensiona os vínculos presentes entre as perspectivas construtivistas e sociogenética, preservando o papel central do sujeito ativo e subjetivo, que constrói seu próprio mundo psicológico em constante relação e confronto com o mundo psicológico dos outros e o meio externo em geral.
No modelo unidirecional impera uma modalidade de transmissão cultural centrada na emissão/recepção de mensagens, que sustentou as práticas pedagógicas tradicionais. A aprendizagem é compreendida de forma unilateral, a partir de um professor que ensina para um aluno que deve aprender. A informação é fixa e a forma de transmiti-la é unificada para toda a classe. Seja numa perspectiva inatista – tudo está definido pela natureza –, ou numa perspectiva ambientalista – tudo será definido pelo ambiente –, o desenvolvimento e a aprendizagem obedecem a uma direção que acontece unidirecionalmente e a cultura é vista como algo a ser apreendido e nunca recriado. No modelo bidirecional, o processo de desenvolvimento e aprendizagem é entendido como um sistema aberto, no qual a novidade será sempre uma possibilidade esperada de maneira constante e vista de forma positiva. O modelo de transmissão cultural bidirecional assume que:
Sendo assim, a aprendizagem se dá pela interação e a transmissão cultural não se dá apenas na escola, mas em toda a sociedade, gerando o conceito de “cidade educativa” proposto por Pierre FurterFilósofo francês. e exemplificado no diagrama: ![]() O construtivismo se insere no modelo bidirecional da aprendizagem, como veremos a seguir. O Construtivismo
Piaget compreende a inteligência como uma forma de os seres humanos se adaptarem à realidade num processo evolutivo que se organiza de forma progressiva em busca do equilíbrio com o ambiente externo. Para ele a ação humana advém de alguma necessidade que deve ser satisfeita, de algum problema a ser resolvido. Ao agir o ser humano põe em jogo dois processos mentais:
O diagrama abaixo exemplifica a concepção de aprendizagem segundo Piaget: ![]()
Vygotsky compreende a inteligência como o resultado de funções psicológicas superiores que o cérebro adquire, potencializadas no decorrer do desenvolvimento da espécie em função de sua organização social. Segundo esse autor a linguagem estruturada em signos teria sido o fator mais importante para o progresso da humanidade, na medida em que possibilitou a construção histórica. Sob este ponto de vista a interação social desenvolve a inteligência, a qual, por sua vez, é condição de evolução das sociedades. ![]() Wallon acrescenta que a inteligência humana é mobilizada para a ação de acordo com as emoções suscitadas pelos problemas a serem solucionados. Acredita que a emoção tem o poder de desenvolver ou atrasar o funcionamento cognitivo e que não é possível separar no homem os aspectos objetivos dos subjetivos. Dentre estes três autores, Piaget foi aquele cujo pensamento mais interferiu na formação das novas visões sobre inteligência e aprendizagem. Num de seus últimos livros publicado, ele apresenta contribuições acerca dos processos de desenvolvimento do conhecimento humano, incluindo neles a dialética em sua tríplice dimensão:
A partir destes três enfoques, novos porque não destacam apenas aspectos de natureza orgânica, ganha contorno uma visão da inteligência humana que acabará por influenciar toda a concepção sobre a própria natureza do homem como um ser distinto dos demais animais, porque não nasce dotado de todas as habilidades e conhecimentos necessários à sua sobrevivência. Um ser que precisa aprender a ser e a viver como os demais de sua espécie e que tem uma natureza cultural tão importante quanto à física; um ser que se constrói diariamente em face dos problemas que enfrenta, tendo sempre uma resposta diferente para oferecer; um ser que tem na capacidade de mudar, criar, inovar, a sua característica mais marcante. NOTA:Já vimos estes aspectos relacionados ao desenvolvimento humano na disciplina Educação e Sociedade, lembra-se caro (a) aluno (a)? Se for necessário volte a estudar aquele material. Toma forma uma perspectiva inovadora para a educação, priorizando os processos de aprendizagem sobre os processos de transmissão cultural, seja num modelo unidirecional ou bidirecional, afastando-se de critérios de medição expressos por meio de dados quantitativos e adquirindo bases mais qualitativas, que são expressos por novas formas de ensinar e de avaliar. Por isso é que se pode considerar Piaget como um dos pensadores mais importantes da visão construtivista e sua teoria acerca do desenvolvimento humano é utilizada pelos psicopedagogos nos procedimentos de análise diagnóstica e nos procedimentos de intervenção. Síntese:
Leituras
ConclusãoNeste módulo, caro (a) aluno(a), você pôde aprender como o construtivismo se tornou uma das tendências da sociedade atual porque suas ideias trouxeram novas perspectivas para a educação. Na próxima unidade vamos estudar outros autores inovadores na psicologia da aprendizagem e analisar de que maneira as teorias psicopedagógicas se nutrem de tais conhecimentos. Siga-me ! |