Teorias Psicopedagógicas sobre Aprendizagem

Unidade IV - Módulo 2

Júlia Eugênia Gonçalves

Imagem Educação EAD

Boas Vindas:

Caro (a) Aluno (a),

Estamos terminando mais uma disciplina do curso de pós-graduação em Psicopedagogia, esperando que tenhamos conseguido ampliar seus conhecimentos a respeito das teorias psicopedagógicas sobre a aprendizagem.


Apresentação:

Neste último módulo, apresentaremos a visão psicopedagógica a respeito da aprendizagem como motor do desenvolvimento humano em seus aspectos filo e ontogenéticos. Buscaremos situar a postura do psicopedagogo no âmbito de sua atuação, enfocando a função e o papel que o processo de aprendizagem possui no progresso da humanidade.


 

Função e papel da aprendizagem no desenvolvimento humano

A aprendizagem, objeto de estudo da Psicopedagogia, joga um papel decisivo no desenvolvimento humano em seus aspectos filo e ontogenéticos.

Pesquisas recentes das ciências biológicas indicam que porque aprenderam os seres humanos se desenvolveram. Sendo assim, o enunciado – quem se desenvolve, mais aprende – pode ser invertido para o enunciado – quem mais aprende, mais se desenvolve.

Imagem Aprendizagem

Foi a aprendizagem que possibilitou aos nossos ancestrais assumirem a posição ereta, liberarem as mãos e passarem a se comunicar por signos linguísticos. Aprenderam movidos pela necessidade de sobrevivência num ambiente hostil e mediados por outros seres humanos, como afirmaram Piaget e Vygotsky. Neste processo, desenvolveram emoções e aprenderam a amar. O amor tornou-se outro vetor do desenvolvimento humano, como afirma Wallon.

Esta visão co-construtivistaAbordada na unidade 3, módulo 2 desta disciplina de Piaget, Vygotsky e Wallon integra ação, mediação e emoção como fatores fundamentais do desenvolvimento filo e ontogenético humano.

O ser humano tornou-se a espécie superior entre os animais porque teve a evolução cerebral mais lenta e, portanto, mais complexa do que os demais. Tornou-se a espécie pedagógica capaz de aprender e de ensinar porque, além da inteligência, desenvolveu a cognição.

O potencial cognitivo de seu cérebro se desenvolveu como consequência da interação complexa entre experientes e inexperientes, entre adultos e crianças. Cultura só se adquire por um ato humano e esta é a marca preponderante da história humana.

A missão dos adultos é preparar nas crianças os novos adultos. Somos um ser que nasceu para aprender a aprender. A ZDPZona de desenvolvimento proximal. é que faz do ser humano a espécie imprevisível, conforme a figura abaixo demonstra:

Imagem zona de desenvolvimento proximal

Para a Psicopedagogia, a aprendizagem é condição inalienável da espécie, responsável pela adaptação do homem ao meio físico e social. É também condição inalienável de cada um, pois não existe pela afirmativa anterior a esta, ser humano incapaz de aprender.

Aprendizagem existe em indivíduos, grupos, instituições e comunidades, a ponto de atualmente se falar em empresas aprendentes, e sociedade aprendente.

Em cada indivíduo o processo de aprendizagem se estrutura e forma parte de sua personalidade naquilo que a Psicopedagogia conceitua como modalidade de aprendizagemManeira pessoal de cada ser humano se vincular ao conhecimento..

A modalidade de aprendizagem de cada pessoa é influenciada por seu desenvolvimento ontogenético, o qual, por sua vez, contém os reflexos do desenvolvimento filogenético humano.

Aprendizagem é processo reversível que surge do pensamento - pensar antes de agir. Vai do pensamento ao ato e do ato ao pensamento porque também aprendemos com as experiências. Os processos são internosCognitivos. e externosAmbientais, culturais..

A ação do mediador, externa, conduz à introjeção, à internalização de ações. Neste sentido, para a Psicopedagogia, aprender é modificabilizar, é conduzir o ser inexperiente à autonomia própria do ser experiente.

Exemplo:

As crianças geralmente não escovam os dentes espontaneamente, apesar de isso ser fundamental para a saúde bucal. Por meio da mediação dos membros da família elas vão adquirindo consciência da importância deste hábito e, pouco a pouco, com o crescimento e amadurecimento intelectual e emocional, interiorizam esta ação e passam a praticá-la de maneira autônoma e independente.

Por isso, o psicopedagogo necessita levar em conta os aspectos do desenvolvimento para poder compreender seu cliente em sua instância e circunstância de vida e abrir espaço nos quais lhe seja possível aprender e se desenvolver.

Para a psicopedagogia, aprender é processo vital, conduzido pela sociedade. Isso já é compreendido há séculos, conforme demonstra Peter Senge no exemplo abaixo:

Imagem símbolo chinêsNa língua chinesa, dois símbolos representam a palavra “aprender”. O primeiro significa “estudar” e é composto de duas partes: um símbolo que significa acumular conhecimento é colocado sobre outro que representa uma criança parada em uma porta.

O segundo símbolo significa “praticar” constantemente e mostra um pássaro desenvolvendo a capacidade de sair do ninho.

Para a mente de um asiático, a aprendizagem é contínua. “estudar” e “ “praticar constantemente”, juntos sugerem o que a aprendizagem deveria significar:“ O domínio do caminho do auto-aperfeiçoamento.”

Peter Senge

Teorias da Aprendizagem e Psicopedagogia

Como você pôde perceber, caro (a) aluno (a), a visão psicopedagógica da aprendizagem humana é pautada em princípios construtivistas ou co-construtivistas. Distancia-se do inatismo e do Ambientalismo porque sempre vê o homem como fruto de seu desenvolvimento filo e ontogenético, como um ser de potencial, de devir.

Para a psicopedagogia o ser humano é aprendente, ou seja, está em constate processo de aprendizagem, que só termina com sua morte.

A visão psicopedagógica da aprendizagem, para encerrarmos, pode ser definida por sua análise etimológica: a palavra aprender é composta pelo prefixo “a”, que significa a negação, como em “amoral”, “anormal", etc... e pelo verbo “prender” que significa segurara, amarrar. Ora, se analisarmos por este ângulo, a-prender é não prender, é soltar, é desamarrar.

A Psicopedagogia considera que quem aprende não fica preso, pelo contrário, torna-se livre para introduzir no aprendido sua própria marca, trazendo assim contribuições pessoais para sua cultura.

O ser humano geralmente aprende os elementos básicos da sociedade em que vive, porém, em sua singularidade, com tais elementos cria novos conceitos, novas práticas, enfim, inova e transforma o mundo!

Síntese:

  • Os seres humanos tiveram um desenvolvimento superior ao dos demais animais porque se tornou capaz de aprender uns com os outros;
  • A visão co-construtivista de Piaget, Vygotsky e Wallon integra ação, mediação e emoção como fatores fundamentais do desenvolvimento filo e ontogenético humano;
  • A missão dos adultos é preparar nas crianças os novos adultos. Somos um ser que nasceu para aprender a aprender;
  • Para a Psicopedagogia, aprender é modificabilizar, é conduzir o ser inexperiente à autonomia própria do ser experiente;
  • A visão psicopedagógica da aprendizagem humana é pautada em princípios construtivistas ou co-construtivistas.

Leituras

  • BEAUCLAIR, João. Ensinar é acreditar. Rio de Janeiro, WAK,2008.
  • GOULART, Íris Barbosa. Fundamentos Psicobiológicos da Educação. Belo Horizonte, Editora Lê,1982.
  • _____________________. Psicologia da Educação:"fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica. Petrópolis, Vozes,1994.

Conclusão

Com este módulo, caro (a)aluno(a), terminamos de lhe apresentar as principais teorias a respeito da aprendizagem humana e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Aprender é o desafio de todos, em todos os dias. Aprender é processo vital, assim como respirar. Assim pensa a Psicopedagogia que você pretende abraçar como profissão. Portanto, aprender a respeito de como a aprendizagem se processa é o seu desafio. Siga adiante!